quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como surgiu o blog...

Um repouso forçado por questões de saúde foi o responsável por me fazer pensar e experimentar esta ferramenta que há muito tempo já me foi solicitada.
Na verdade, quis ocupar meu tempo da maneira que mais gosto que é costurando. Logo depois do corte, na hora de iniciar o trabalho de confecção, me surgiu a idéia: "por que não criar um passo a passo de minhas peças e disponibilizar para meus alunos?!"
Este é um dos trabalhos que mais solicito: modelar, cortar e confeccionar, sendo todos estes processos devidamente acompanhados por relatórios e claro, um passo a passo.
Durante alguns anos, quando trabalhei em uma determinada instituição de ensino, participei de reuniões de planejamento na tentativa de criar um curso de "Acabamentos em Confecção", porém é difícil pensar em um curso que contemple todo e qualquer tipo de acabamento, principalmente acabamentos finos. As dificuldades e as soluções se apresentam é no dia a dia, de acordo com cada modelo que elaboramos.
Claro que ter domínio das técnicas de acabamento depende antes de um conhecimento prévio de todas as técnicas básicas que, somadas à experiência e uma pitada de criatividade acabam por se desdobrar em inúmeras soluções, muitas delas difíceis de prever e estabelecer dentro de um plano de curso.
O que pretendo aqui é compartilhar o "fazer" de algumas peças de uso pessoal, as minhas dificuldades, meu erros e acertos, da maneira mais didática possível, com imagens, vídeos e textos, pensando exatamente como quando iniciei meus passos na costura, tentando elucidar todas as dificuldades naturais que um aprendiz experimenta.



9 comentários:

  1. Jú, adorei sua iniciativa em lançar o "fazer", através do blog, uma excelente ferramenta para os apaixonados pelo processo da criação de moda! Sucesso garantido! beijos.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Prezada Cláudia,
      não parei... em pouco tempo vou poder postar aqui o produto que estou desenvolvendo no meu mestrado.
      Obrigada por prestigiar meu trabalho!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  3. Encantada com a sua didática.Perfeita em todos os detalhes. Parabéns e sucesso sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Encantada com a sua didática.Perfeita em todos os detalhes. Parabéns e sucesso sempre. Abraços.

    ResponderExcluir